O carro ostenta um desenho inovador, que atravessa gerações desde 1963 sem perder o traçado original. A fórmula “mágica” da Porsche para a nova geração foi modernizar o carro sem jamais abrir mão das linhas criadas em 1962 pelo designer Ferdinand Alexander Porsche, mais conhecido como "Butzi", filho de Ferry Porsche e neto de Ferdinand Porsche, o criador do Fusca. Com um desenho tão diferenciado, o modelo marcou gerações: das que sonharam com o carro pilotado por Steve McQueen, no filme LeMans da década de 1970, passando pelas cartas do Supertrunfo, na década de 1980, até as que hoje se divertem por horas na série de games de corrida “Need For Speed”.
Sétima geração do Porsche 911 Carrera é lançada no Brasil nas versões Coupé e Cabriolet (Foto: Vinicius Nunes/Divulgação) |
No Brasil, o modelo está disponível, por enquanto, apenas na configuração top “S”, nas opções Coupé (com teto solar automático), que sai por R$ 639.000, e Cabriolet (conversível), a R$ 699.000. No Estados Unidos, por exemplo, a versão conversível começa em US$ 108 mil ou cerca de R$ 190 mil.Por se tratar de um segmento de nicho que, aliás, não escapou do aumento do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), a importadora oficial da marca, a Sttutgart Sportcar, pretende vender no mercado brasileiro 50 unidades da versão cupê e 15 da conversível neste ano. O menos potente 911 Carrera — com motor boxer 3.4 com 350 cavalos de potência — só chega por aqui no último trimestre.
Os dois minúsculos porta-malas também não trazem vantagem ao carro. Tudo bem que a proposta deste tipo de modelo não é levar a família inteira para longas viagens, mas um carro desses pede uma estrada. O porta-malas dianteiro comporta apenas 135 litros e o traseiro, 205. Bolsa de muita mulher mal cabe nesse espaço.
Principais Mudanças
Entre as mudanças da sétima geração estão a distância entre-eixos 100 milímetros maior, para melhorar a estabilidade do carro. Consequentemente, isso garante maior espaço interno para os passageiros. Com a nova plataforma, que é exclusiva para o modelo, o peso do veículo foi reduzido em até 45 kg, dependendo da versão. Isso permite com que o carro fique mais rápido e consuma menos combustível. A versão Carrera S com câmbio automático faz 11,4 km/l, segundo a Porsche. O que pode ser considerado bem ecológico para um automóvel como este.
A mudança na estrutura também deixou o centro gravitacional mais baixo. Para completar, a suspensão foi completamente refeita e apresenta inúmeros componentes reformulados, o que melhora muito a dinâmica de direção. Na prática, quem dirige tem mais facilidade para fazer as manobras e sente nitidamente a estabilidade do carro, embora ele seja um pouco arisco nas curvas. Sentir a traseira puxar ou sendo controlada pelo sistema de estabilidade será algo corriqueiro se a intenção for correr de verdade.
Entre as mudanças da sétima geração estão a distância entre-eixos 100 milímetros maior, para melhorar a estabilidade do carro. Consequentemente, isso garante maior espaço interno para os passageiros. Com a nova plataforma, que é exclusiva para o modelo, o peso do veículo foi reduzido em até 45 kg, dependendo da versão. Isso permite com que o carro fique mais rápido e consuma menos combustível. A versão Carrera S com câmbio automático faz 11,4 km/l, segundo a Porsche. O que pode ser considerado bem ecológico para um automóvel como este.
A mudança na estrutura também deixou o centro gravitacional mais baixo. Para completar, a suspensão foi completamente refeita e apresenta inúmeros componentes reformulados, o que melhora muito a dinâmica de direção. Na prática, quem dirige tem mais facilidade para fazer as manobras e sente nitidamente a estabilidade do carro, embora ele seja um pouco arisco nas curvas. Sentir a traseira puxar ou sendo controlada pelo sistema de estabilidade será algo corriqueiro se a intenção for correr de verdade.
Interior ganhou acabamento derivado do Porsche Carrera GT (Foto: Vinicius Nunes/Divulgação) |
Para frear, a Porsche equipou o carro com duplo circuito independente de freios (dianteiro e traseiro); PSM (gerenciamento de estabilidade); servofreio a vácuo; ABS; e freio de estacionamento automático elétrico. O superesportivo vem ainda com airbags de duplo estágio, laterais e de joelho para motorista e passageiro. Pela primeira vez, o modelo tem volante com assistência elétrica.
Conclusão
Conclusão
A sétima geração do 911 mantém a tradição do modelo pelo charme. As tecnologias mais modernas dão nova vida ao carro e muito mais emoção à arte de dirigir. O bom é que a Porsche não se esqueceu dos mais nostálgicos. Graças ainda à tecnologia, ela tem um departamento específico para deixar o ronco do moderníssimo motor boxer semelhante ao do primeiro propulsor que equipou o carro, projetado em uma “era” de máquinas refrigeradas a ar.
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