A BAE Systems desenvolveu uma espécie de "capa de invisibilidade" que permite que veículos não sejam notados por câmeras infravermelho e desapareçam no ambiente que os cerca.
Com o nome Adaptiv, a tecnologia usa uma série de pequenos pontos hexagonais que conseguem mudar sua temperatura rapidamente. Assim, câmeras instaladas dentro do veículo capturam a frequência do cenário em que ele se localiza e usa essa informação para que ele possa desaparecer.
De acordo com a BAE Systems, os pontos podem ser organizados para mostrar outros veículos ou etiquetas de identificação.
Os testes iniciais da Adaptiv estão sendo feitos no CV90, um tanque militar sueco.
A empresa conta que o trabalho principal da tecnologia atualmente pode ser visto no espectro infravermelho, mas os pesquisadores já conseguiram adaptar a "camuflagem" para outras frequências.
"As tentativas anteriores de desenvolver capas do tipo tiveram problemas como custos excessivos e altas exigências de poder energétivo", disse Peder Sjölund, responsável pelo projeto. Segundo ele, o Adaptiv consome, relativamente, menos energia.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário